Conheça 7 vantagens de se optar pela fibra óptica

O forte ritmo de crescimento dessa modalidade no país é liderado pela velocidade que esse serviço de internet apresenta em comparação aos demais. Entretanto, diversos outros benefícios são alcançados quando há o investimento em fibra óptica. Conheça quais são e por que são importantes para os usuários.

MAIOR CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS

Um dos principais marcos é a velocidade da fibra óptica comparada a conexões realizadas por fios de cobre. O limite que podemos chegar aqui é de 1,6 Tb/s, muito maior que os padrões do outro tipo, que pode chegar a 240 Mb/s no melhor dos cenários.

Outro grande marco que diferencia ambas as modalidades, está na estabilidade da internet de fibra. De acordo com a demanda dos equipamentos e das pessoas que utilizam o sinal, mais estável será a velocidade, que se adapta à medida que o consumo aumenta. Dessa maneira, a rede não fica sobrecarregada e atende a necessidade de todos.

Com isso, os usuários da internet de fibra óptica conseguem operacionalizar todas as atividades com mais facilidade, por exemplo, o rápido carregamento de páginas, os downloads em curtos períodos, as compras online com mais segurança e a maior qualidade de som e imagem em videoconferências.

Destaca-se que, para quem quer ter uma casa automatizada, é fundamental contar com esse tipo de internet. Afinal, a experiência de morar em uma residência assim está totalmente ligada à qualidade da rede.

MENOR DEGRADAÇÃO DO SINAL

Quem tem uma internet de fios de cobre já percebeu que, quanto mais afastado do modem transmissor do sinal, pior a qualidade fica. Isso acontece em decorrência da degradação sofrida pelas ondas de rede.

Ao optar pela internet de fibra, eliminamos esse tipo de problema. A transmissão do sinal consegue atender a um alcance maior, podendo superar as barreiras impostas por objetos e paredes. Dá para contar com uma internet de ponta mesmo em regiões mais afastadas da sua residência.

SEGURANÇA PARA O USUÁRIO

Um dos maiores problemas hoje no mundo digital são os ataques de hackers, que podem levar a perdas incalculáveis não somente de dinheiro, mas também de informação. Em muitos casos, a falta de preocupação com o tipo de internet pode trazer esse mal.

A fibra óptica é uma revolução para trabalhar com a segurança dos dados, uma vez que a única forma de conseguir fazer um ataque é cortando os próprios cabos ópticos. Assim, somente quando o criminoso está fisicamente no local é possível que qualquer ataque aconteça.

MENOR LATÊNCIA

Uma internet que sofre com a latência significa que os pacotes de dados enfrentam dificuldade para percorrer de uma rede a outra. A consequência desse fato são atrasos de download e upload, uma vez que são eles os que mais dependem dessa transmissão.

Além disso, a experiência é prejudicada quando queremos assistir a um filme ou ouvir música em alguma plataforma de streaming. O problema com a latência atrapalha o recebimento das informações, fazendo com que os dados demorem para chegar, o que prejudica gradativamente a experiência do consumidor.

SEM INTERFERÊNCIAS ELETROMAGNÉTICAS

Mesmo que a contratação da sua franquia envolva uma alta velocidade, se algum fator externo e natural acontecer, a experiência do usuário será comprometida, levando até mesmo à ausência de conexão. Isso acontece porque alguns tipos de internet, como as que usam fios de cobre e rádio, sofrem interferências eletromagnéticas.

Com a fibra óptica, chuvas, raios e ventos não apresentam nenhum impacto para a qualidade do sinal. Isso acontece porque os dados são transmitidos por luz e não dependem da eficiência elétrica das correntes do cobre. Podemos ficar tranquilos para jogar, assistir a uma série ou trabalhar em casa nos dias mais chuvosos.

FACILIDADE DE INSTALAÇÃO

Outra grande diferença da fibra óptica para os fios de cobre está no formato da instalação. Os cabos do primeiro tipo apresentam diâmetros menores e são mais flexíveis. Isso faz com que a instalação seja mais rápida e demande menos materiais. Com o menor investimento inicial, o usuário pode economizar de 70% a 80% com custos de manutenção.

Em contrapartida, os modelos tradicionais do segundo tipo são constituídos por cabos de cobre, o que aumenta o diâmetro dos condutores. Com isso, além de os materiais serem mais espessos e rígidos, há mais investimento. Além disso, em alguns casos, dependendo do local de instalação, o visual e a harmonização da casa são prejudicados.

MAIS ESPAÇO DO ARMAZENADOR

A fibra óptica também apresenta outro grande diferencial no mercado. Em razão da sua velocidade, mecanismo de transmissão de dados e qualidade do material, ela demanda muito menos consumo de espaço no armazenamento. Para empresas com tamanho limitado de servidor, é uma excelente opção. O mesmo vale para quem está dentro de casa e faz um grande uso diário da sua franquia.

 

Fonte: Blog Intnet

Gostou do nosso conteúdo? compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Preciso de ajuda? Atendimento Online